sábado, 5 de janeiro de 2013

Dormir em ônibuzZzZzZzZzzzZZ



Quem nunca esteve morrendo de sono mas tinha que pegar um ônibus? Quase todo mundo, provavelmente. O ônibus pode não parecer, mas é um local muito propício pra você tentar compensar o cansaço do dia com um cochilo. Antes que você pense que é uma coisa muito fácil de fazer, existem vários fatores que influenciam uma boa cochilada em ônibus.

Primeiro, como você dorme? Existem diversas maneiras e posições de cochilar em ônibus, algumas muito vergonhosas e outras muito discretas. Aqui vão alguns tipos:

Dormir com a cabeça encostada na janela: É a posição mais comum, o problema é que, a qualquer momento o sol pode bater na janela e atrapalhar seu cochilo (ou até o seu sonho) e, se você baba ou dorme de boca aberta, não é recomendável.

Dormir com os braços apoiados na cadeira da frente: É outra posição muito comum, mas pode ser muito vergonhosa. Acontece muito de o seu braço ficar escorregando da cadeira e você ficar caindo e levantando, o que é muito problemático, além de vergonhoso porque você pode não estar vendo, mas os olhares julgadores jamais deixam escapar esse tipo de coisa. Ainda tem o fato de que o passageiro da frente pode não gostar de alguém com o braço encostado na cadeira dele, por isso o recomendável é fazer isso apenas enquanto o lugar estiver vazio.

Foto enviada por Tiago Carneiro
Dormir com a cabeça no colo: É a posição mais incomum e a mais incômoda, mas preenche alguns requisitos que as outras não o fazem. Por exemplo, você pode babar o quanto você quiser, construir uma piscina de baba embaixo de você porque ninguém verá, o problema é que essa tal piscina será no seu colo (não que tenha acontecido comigo, claro). É recomendável você ser um pouco contorcionista pra dormir assim porque exige muita flexibilidade. Ah, nem tentem dormir assim em um ônibus da BTU, os espaços entre as cadeiras são muito pequenos. A menos que você seja do Cirque Du Soleil (ou do Picolino), não tente.

Dormir com a cabeça recostada na cadeira: É a mais recomendada, mas só se você estiver na parte da janela porque o ônibus pode encher e ter alguém que fique com a mão onde você quer recostar a cabeça. Por isso, se você estiver pensando em dormir e não estiver na janela, já recoste logo a sua cabecinha assim que sentar, antes que apareça algum inconveniente. Além da pessoa em pé poder atrapalhar esse cochilo, a de trás também pode. Tem gente que vai a viagem toda segurando a cadeira da frente, não sei porquê. Eu sempre reclamo porque, pense comigo, você paga R$2,80 por uma cadeira (quando você tá sentado), certo? Ou seja, se você paga pela cadeira, você quer a cadeira toda, e não só a parte de sentar. Caso você seja tímido e não queira pedir licença à pessoa de trás, você pode encostar a cabeça na mão dela e fingir que foi sem querer, geralmente a pessoa vai ter semancol e vai tirar a mão. Ah, se você baba ou dorme de boca aberta, também não é recomendável.

Além dessas posições, muitas pessoas conseguem dormir em pé, mas essa técnica exige muito treinamento e muito aperfeiçoamento. Eu recomendo porque pode ser muito útil, principalmente pra você que sai da faculdade ou trabalho no horário de pico, que eventualmente vai estar muito cansado e ter que ir em pé. Há pessoas que quando a necessidade grita, conseguem dormir em pé numa boa (eu), não é nada impossível de acontecer.


Um problema em dormir em ônibus é o timing. Quem é acostumado, cria um feeling acerca de onde deve acordar, mas sempre há o risco de passar do ponto. Pior do que passar do ponto, é você acordar bem no seu ponto, principalmente se você está sentado no fundo, porque você acorda muito desesperado pra descer e sai correndo e gritando "PERAÊ, MOTÔ" pelo coletivo, enquanto todo mundo, obviamente, te julga, inclusive o motorista. O pior que pode acontecer é você estar bêbado, 23h, no Largo da Dinha, no Rio Vermelho, pegar seu último ônibus pra casa, acordar no final de linha e não ter dinheiro para o táxi, muito menos discernimento de onde você está (não que tenha acontecido comigo).

Dormir em ônibus também pode ser migué. Vamos lá, quem nunca dormiu ou fingiu estar dormindo só pra não dar lugar a um idoso no coletivo? Podem falar! Geralmente eu sou muito respeitador das normas, mas tem certos dias que você está simplesmente #ACABADO por diversos motivos, não dá, não dá mesmo. Desculpa, idosos. Se minha mãe pode fingir estar grávida, eu posso fingir estar dormindo, mas claro que depende muito do idoso. Certa vez ouvi uma máxima de um amigo que era mais ou menos "Eu que não dou lugar pra idoso! Eles saem, não pagam passagem, vão passear e, se duvidar, tem a vida sexual mais ativa do que a nossa!". Olha, isso tudo pode até ser verdade, mas temos que pensar que um dia seremos idosos também e morreremos de raiva de jovens por não nos darem lugar, estaremos cansados (mesmo que seja de passear) e vamos nos julgar merecedores. Esse é outro aspecto que eu costumo criar uma cota mensal, pra me sentir menos infrator.

Por fim, é isso. Escolham bem a forma de dormir no transporte público (lembrem-se muito dos fatores "baba" e "boca aberta" porque são muito importantes), aperfeiçoem a técnica de dormir em pé e criem o feeling sobre onde acordar.

2 comentários:

  1. Uma vez eu peguei o Alto do Coqueirinho x Campo Grande no Itaigara pra vir pra Federação. Eram 5 e meia da manhã e obviamente eu estava bêbada e apaguei. Acordei no fim de linha do Alto do Coqueirinho, uma poça de baba enorme na minha blusa verde, o sol já alto no céu e uma vontade absurda de mijar. Desci do ônibus, usei o banheiro dos funcionários do mercadinho perto do fim de linha, entrei no próximo ônibus e... apaguei de novo. Acordei já no meu ponto, com a cobradora me sacudindo. "Chegou no seu ponto, fia, vai dormir no carro até o fim de linha de novo?"

    VERGONHA.

    ResponderExcluir
  2. asiudhaieudhsdiauedha /\ coitada de vc dianna... pelo menos vc aprende... asudyaieudaiuedha e eu tenho o feeling e a skill de dormir em pé... só em algumas vezes que eu cai de cabeça na pessoa da frente do banco... ou de cabeça na janela (na parte das grades do fundão... aiushdiaouehdiuahedhaeiduha

    ResponderExcluir